16 de julho de 2009

Trigonometria Industrial uma nova opção na 28 de Julho

Hoje mais do que nunca a matemática vem ganhando espaço em todos os seguimentos da sociedade. Não tenha medo de aprender mais esta interessante parte da matemática e ser um craque na sua profissão ou até mesmo na cozinha!!! Cozinha??? o que a cozinha tem com a matemática??? Tudo. Veja uma breve história dos precursores desta instigante matéria:

Trigonometria: vocábulo criado em 1595 pelo matemático alemão Bartholomaus Pitiscus (1561-1613), do grego trigonon (triângulo) e metron (medida).
É claro que Hiparco (astrônomo e matemático grego (190 a.C. - 125 a. C.), considerado o pai da Trigonometria, ainda não usava esta terminologia.
A Astronomia foi a grande impulsionadora da Trigonometria.
O desconhecimento dos números negativos, que se popularizou apenas no século XVII, dificultou o desenvolvimento da Trigonometria.
O documento mais antigo conhecido sobre o assunto, data-se do século II d.C. e denominou-se Almagesto, de autoria de Ptolomeu. (Cláudius Ptolemaeus astrônomo grego (90 - 168). Afirma-se que Ptolomeu deixou o planeta Terra aos 78 anos.Este grande astrônomo grego acreditava que a Terra era o centro do Universo, ao redor da qual giravam Mercúrio, Lua, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, em órbitas que seriam círculos perfeitos! Sua concepção foi considerada como válida até o século XVI, quando Nicolau Copérnico (astrônomo polonês - 1473/1543) a substituiu pela teoria heliocêntrica (válida até hoje) e confirmada por Galileo Galilei (físico e astrônomo italiano - 1564/1642).

Nenhum comentário:

Postar um comentário